Tradução:Lilian Ribeiro
As ideias-chave de um artigo científico constituem uma lista simplificada das contribuições e resultados mais relevantes que servem como fundamento na argumentação do manuscrito apresentado pelo autor, aquilo que na realidade se apresenta de original e inovador à comunidade científica e que vale a pena ser destacado de modo especial, sem necessidade de ler todo o texto. Trata-se de marcar, destacar e ressaltar o mais importante, dirigir a atenção dos nossos leitores como se utilizássemos um marcador de texto.
Há ocasiões em que os autoress confundem os “highlights” ou ideias-chave com uma versão adaptada do resumo ou abstract, quando na verdade não tem nada a ver. Enquanto o resumo expõe uma síntese da investigação: contexto, objetivos, metodologia, resultados e conclusões, as ideias-chave destacam em um mínimo de 35 e máximo de 80 palavras as contribuições mais substanciais que a investigação fornece à comunidade científica.
O objetivo fundamental destas ideias-chave é visibilizar o valor acadêmico da investigação apresentada, permitindo ao público interessado conhecer rapidamente o propósito do artigo, suas principais contribuições e sua inovação dentro do campo de conhecimento no qual se desenvolve. Trata-se de uma seção complementar ao resumo do artigo que introduz elementos de conhecimento sobre o conteúdo do artigo de modo ágil, tornando mais eficazes as buscas dos investigadores nas diferentes bases de dados.
A posição das ideias-chave vem determinada pelas normas de cada revista. Há revistas que destacam a necessidade de incluir estas ideias em arquivo separado, entretanto, outras solicitam ao autor que as inclua no final do próprio texto, depois das referências.
A proliferação da literatura científica e a quantidade de artigos acadêmicos que um investigador pode encontrar atualmente nas bases de dados, tornam realmente útil e proveitosa- a cada dia mais-, a necessidade de incluir esta seção de “ideias-chave” para garantir uma maior visibilidade e um alcance mais eficiente dos resultados e contribuições realizadas, garantindo que seja chamada a atenção daqueles universitários, cientistas e leitores que possam estar interessados em nossa investigação. Trata-se de um recurso a mais que dispõe o investigador para que sua investigação não passe despercebida.