Autora: Mónica Bonilla-del-Río  Tradução: Vanessa Matos https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-159 Uma vez desenvolvida a pesquisa e concluída a redação do artigo, é importante realizar a seleção do periódico para o qual será enviada a contribuição. Nesse caso, é igualmente importante levar em consideração o foco, a abrangência e o tema da revista, para escolher uma publicação que contemple […]

Autora: Mónica Bonilla-del-Río  Tradução: Vanessa Matos

https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-159

Uma vez desenvolvida a pesquisa e concluída a redação do artigo, é importante realizar a seleção do periódico para o qual será enviada a contribuição. Nesse caso, é igualmente importante levar em consideração o foco, a abrangência e o tema da revista, para escolher uma publicação que contemple o estudo elaborado.

Anteriormente, em outra postagem da Escola de Autores, uma série de pistas foram elencadas para auxiliar o pesquisador a realizar uma seleção coerente e correta de uma publicação para a submissão de seu material.

Nesse sentido, antes da submissão, devemos verificar se de fato nossa proposta está de acordo com o objetivo e os tipos de contribuições aceitas pela revista, consultando minuciosamente seu site e revisando alguns de seus últimos artigos publicados. Após esta seleção podemos proceder com rigor na preparação do envio.

Desta forma, antes da submissão completa do manuscrito, teremos que ler atentamente o regulamento da revista, atendendo a todos os requisitos estabelecidos pela publicação para adequar nossa proposta às normativas do periódico.

Em primeiro lugar, teremos que verificar quais são os arquivos prescritivos que devem ser enviados. Normalmente, o primeiro deles diz respeito à carta de apresentação do artigo: nela devem constar informações gerais do manuscrito e   os dados de identificação dos autores. Nesta carta também deve constar a declaração de originalidade e de cumprimento do código de ética. Quanto ao artigo, o arquivo atender aos aspectos formais indicados no regulamento. Dentre esses aspectos gerais podemos destacar a utilização de um template, a estruturação a partir dos conteúdos propostos pela revista ou a necessidade de anonimato do arquivo.

Da mesma forma, será necessário revisar criteriosamente as normas relacionadas às referências, a fim de atender aos critérios definidos pela publicação. Dessa forma, será necessário adaptar tanto as citações quanto a lista de referências ao estilo requisitado pela revista (APA, Vancouver, Harvard …) e adicionar os DOIs  e endereços da web (links válidos) nas publicações citadas. Recomenda-se incluir referências atualizadas e consultar periódicos nacionais e internacionais de alto impacto.

Por fim, outros tipos de aspectos formais relacionados à tipografia, numeração ou uso de negrito ou sublinhado devem ser levados em consideração. Além disso, deverão ser verificados os requisitos de incorporação de figuras e tabelas, bem como de material complementar.

Uma vez que o documento tenha sido adaptado e preparado ao regulamento da revista, procederemos à última verificação preliminar por meio de uma autoavaliação final do manuscrito. Passada esta etapa, é hora de iniciar o envio do material para avaliação.

Para tanto, o autor deve enviar os arquivos prescritivos seguindo as indicações da publicação selecionada e utilizando o sistema da revista ou plataforma web. Nesse sentido, o procedimento estipulado deve ser seguido com rigor, o que normalmente inclui as seguintes fases: cadastro ou login na plataforma, acesso ao perfil, realização de novo envio, introdução de metadados, seleção e upload de documentos e confirmação de envio.

Entradas recientes