Autor: Ignacio-Aguaded – Tradução Lilian Ribeiro

A segunda versão beta de um novo produto que é chamado para esclarecer o panorama dos instrumentos para avaliar o prestígio, visibilidade e impacto de revistas científicas em espanhol foi publicado há alguns dias (maio de 2019). Já no ano passado o produto foi testado através da publicação de uma primeira versão com os periódicos da Educação, gerando seu fator de impacto para 2016 e 2017.

Este ano DIALNET MÉTRICAS se consolida definitivamente ampliándose a tres nuevas áreas, aparte de la ya analizada Educación: Comunicación, Documentación y Deportes, extendiendo ya su análisis a los factores de impacto de 2016-2018, publicando incluso este año este nuevo índice antes que los reconocidos indexadores internacionales: WoS (JCR) y Scopus (CiteScore y SJR). Justamente de estos dos productos, mundialmente conocidos y valorados, Dialnet Métricas va a ser su complemento porque, sin colisionar con ellos, ofrece un producto basado en el impacto de las publicaciones con la complementariedad de analizar la literatura española, basada en el gran portal que es, sin duda, Dialnet, a nivel del español como ciencia en el mundo y segunda lengua científica tras el inglés.

dialnet1Este ano, a DIALNET MÉTRICAS se consolida definitivamente expandindo para três novas áreas, além da já analisada Educação: Comunicação, Documentação e Esportes, estendendo sua análise aos fatores de impacto de 2016-2018, inclusive publicando este novo índice este ano antes que os indexadores internacionais reconhecidos: WoS (JCR) e Scopus (CiteScore e SJR). Precisamente destes dois produtos, mundialmente conhecidos e valorizados, o Dialnet Metrics será o seu complemento, pois, sem colidir com eles, oferece um produto baseado no impacto das publicações com a complementaridade de analisar a literatura espanhola, baseado no grande portal que é, sem dúvida, Dialnet Métrics, ao nível do espanhol como ciência no mundo e segundo idioma científico após o inglês.

Já descartados, por estarem defasados e desatualizados, DICE, RESH, INRECs, inclusos outros produtos de qualidade com a marca EC3-UGR, mas não atualizados periodicamente, a Dialnet Metrics se tornará referência para a medição de revistas científicas em espanhol por diversos razões:

  1. Ser um produto criado e apoiado pelo Dialnet, o maior portal de literatura científica em espanhol (teses, congressos e revistas científicas). Até agora, este portal carecia de um medidor científico interno e atualizado de sua literatura científica para orientar os pesquisadores.
  2. Ser Dialnet Métricas o produto avalizado e assessorado por grupos de pesquisa do UCM e UGR (EC3) que são referências na Espanha na avaliação de ciência, com produtos anteriores que  garante sua trajetória no campo.
  3. Utilizar um sistema simples e transparente de avaliação baseado em citações (revistas citadas e citantes, autores citados e citantes, rede de periódicos) com uma ampla margem de cinco anos (em frente aos dois de WoS e os três de Scopus) que permitem  uma visão muito mais completa da consolidação da publicação em Ciências Sociais.
  4. Oferecer informações paralelas de Universidades, Departamentos, Pesquisadores (a título pessoal), classificadas por suas Áreas de Conhecimento, gerando os rankings tão temidos quanto desejados, querendo ou não, colocar cada pesquisador em seu local medindo sua produtividade, mas também seu impacto na comunidade. Em suma, indicadores objetivos de transparência e, obviamente, suas limitações relativas.

Sem dúvidas, quando a Dialnet Metrics se generalizar  para todas as disciplinas, poderemos contar em nosso país e na América Latina com um produto internacionalmente aprovado para avaliar a ciência hispânica com parâmetros reconhecidos pela comunidade científica. Mas será, sem dúvida, quando as Agências de Avaliação se lembrarem de seus processos de credenciamento, valoração de títulos e universidades e promoção profissional, quando sua validade acadêmica estará garantida.

dialnet-02

Nos índices publicados recentemente, válidos para 2019/2020, com os fatores de impacto 2016, 2017 e 2018 (http://bit.ly/2VZdHVT), a revista COMUNICAR é classificada tanto em Educação (http://bit.ly/ / 2W1p53r), como em Comunicação (http://bit.ly/2EI9OKr), em ambas as bases, como o primeiro de todos os periódicos analisados, em 223 e 51 periódicos respectivamente, com fator de impacto em 2018 de 3.275.

Entradas recientes