Autora: Amor Pérez-Rodríguez | enero 24 2023 Tradução: Vanessa Matos https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-184 A publicação de um artigo em revista científica exige o cumprimento de uma série de requisitos padronizados (ou normativas). Cada publicação possui regulamentos próprios e por isso é muito importante lê-los e familiarizar-se com os procedimentos da revista que selecionamos. Embora existam parâmetros comuns para a […]

Autora: Amor Pérez-Rodríguez | enero 24 2023

Tradução: Vanessa Matos

https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-184

A publicação de um artigo em revista científica exige o cumprimento de uma série de requisitos padronizados (ou normativas). Cada publicação possui regulamentos próprios e por isso é muito importante lê-los e familiarizar-se com os procedimentos da revista que selecionamos. Embora existam parâmetros comuns para a aceitação de um texto, cada revista, dependendo do seu foco, qualidade e prestígio, possui uma lista de padrões que lhe conferem seu caráter.

Ao tomar a decisão de publicar um trabalho e procurar uma revista específica, você deve considerar as normativas a serem seguidas. Geralmente, essas normativas são visíveis e acessíveis para que potenciais autores possam levar em conta as diferentes considerações que surgem. O não atendimento às normativas do periódico é uma das principais causas de rejeição. Além disso, o envio de textos fora dos padrões pode causar, nos editores, a impressão de imperícia por parte de quem assina o trabalho.

A normativa de uma revista geralmente contempla aspectos relacionados ao enfoque dos trabalhos que publica. É preciso que o manuscrito se adapte aos tipos de publicações considerados pela revista (resultados de pesquisa, revisão etc). A apresentação do original também precisa estar conforme a estrutura da revista e o envio do material deve obedecer aos procedimentos estipulados no sistema de envio (OJS, Manuscript Central, mail…). É importante que o pesquisador também fique atento à necessidade de envio de cartas de apresentação, declaração de financiamento da pesquisa, entre outros.

Os regulamentos/ normativas costumam ser muito específicos com relação à estrutura dos manuscritos. Algumas publicações disponibilizam modelos para submissão, bem como uma verificação prévia acerca das regras foram seguidas. O mais geral é que se considere o título do artigo, que indica extensão e idiomas; o resumo e o abstract devem permitir ao leitor uma visão panorâmica acerca do artigo. Além disso, recomenda-se a seguinte estrutura: justificativa do tema, objetivos, metodologia do estudo, resultados e conclusões. As palavras-chave, normalmente, precisam ser apresentadas em idiomas no mínimo. Outros requisitos têm a ver com o formato, fonte, comprimento, espaçamento, títulos e a própria estrutura do texto, dependendo do tipo de artigo. Os padrões para referências, para apresentação de dados, imagens e/ou tabelas, abreviaturas ou materiais complementares devem ser considerados também de acordo com os critérios do periódico.

Por fim, a maioria dos periódicos de qualidade possui regulamentações exigentes em relação às responsabilidades éticas, inclusão e igualdade de gênero, além dos compromissos como autores em divulgar o artigo, caso seja publicado.

Entradas recientes