Autora: Águeda Delgado-Ponce – Tradução: Francis Melo
A elaboração de uma base teórica sólida deve atender fundamentalmente e de maneira cuidadosa à revisão de trabalhos prévios; sua leitura, reflexão e, como no poderia ser de outro modo, o reconhecimento de sua autoria.
Apesar de que haja âmbitos ou áreas de estudo que são mais individualistas em que os trabalhos costumam estar realizados por um único autor, nas ciências sociais e sobre tudo no campo das ciências experimentais, da medicina e etc, a investigação é uma tarefa compartilhada. Os projetos de impacto (I+D, excelência, Europeus, Internacionais…),realizam equipes de investigadores, que na hora de publicar seus resultados compartilham autoria. Além de que, em alguns casos, segundo o número, se solicita justificação do trabalho de cada autor, as revistas científicas valorizam que o artículo esteja assinado por vários autores de distinta universidade, já que a colaboração, a comparação de contextos, a diversidade de enfoques são um valor acrescentado aos estudos.
Nestes casos, a ordem de assinatura é um aspecto importante que reflete a colaboração de cada autor à investigação e, por tanto, deve respeitar quando se realiza a data do trabalho. Junto a isso, se seguimos o Manual de estilo APA (American Psychological Association), quando citamos o trabalho de vários autores, levamos em conta os seguintes pontos:
Citação no texto
- No caso de que os autores apareçam como parte da narrativa, se citarão na ordem de assinatura, pelos sobrenomes, e se utilizará entre os dois últimos: e em espanhol, and em inglês. “Desta maneira, Gil-de-Zúñiga, Jung e Valenzuela (2012) encontram que Facebook e nas redes sociais são utilizadas por todos os universitários…”
- Se nem autores nem a data se incluem na narrativa, se encerra entre parênteses o autor y o ano da publicação, separados por uma vírgula, utilizando & entre os dois últimos e, no caso de mais de dois autores, com vírgula antes de &: a mostra geral apresenta características importantes de participação ativa entre os temas delimitados (González, Durand, Hugues, &Yanes, 2015)”
- Um aspecto que se deve ter em conta é onúmero de autores do trabalho:
- Em trabalhos de dois autores, se citarão sempre os sobrenomes de ambos autores.
- A partir de três autores se usará o formato et al. “Cultura participativa (Jenkins et al., 2009)”
- Não obstante, se a data abreviada coincida com outra se usarão os sobrenomes necessários para diferenças de ambas datas.
- Quando apareçam dois ou mais autores com o mesmo sobrenome se devem incluir as iniciais do primeiro autor em todas as datas dentro do texto, ainda que o ano de publicação diferencie. “Entre os estudos, revisamos a M.A. Light eLight (2008) e I. Light (2006)”.
Referências finais
- Quando uma referência tenha até vinte autores, se escreverão os nomes de todos os autores na lista de referências.
- Todas as referências, incluídas a de dois autores, levarão vírgula antes de ampersand (&): Pérez-Rodríguez, M.A., & Delgado-Ponce, Á. (2012). Da competência digital e audiovisual à competência mediática: dimensões e indicadores. Comunicar, 39, 25-34.
Apesar de tudo o que se comenta em relação a citação de trabalhos de vários autores, deve-se ter presente sempre as normas específicas da revista na hora de publicar um artigo, visto que, se bem em ciências sociais costumam fazer uso de APA, pode haver aspectos que diferenciam desta.