Autor: Rafael Repiso – Tradução: Lilian Ribeiro
A citação tem sido associada à qualidade dos trabalhos há muito tempo, pois é um elemento hipertextual que advém do reconhecimento de autoridade que o autor de um trabalho faz a outros trabalhos anteriores. Ao referenciar um trabalho anterior, é reconhecido que ele ajudou a criar um novo trabalho (não vamos discutir se há citações positivas ou críticas, porque ambas são um estímulo à criação). Um exemplo da importância da nomeação no mundo da comunicação e da avaliação científica é que a maioria dos indicadores bibliométricos que se destinam a medir a repercussão científica (fator de impacto, índice H, Crown Indicator…) tem a citação como elemento central. Outro exemplo da importância da citação é que muitos mecanismos de pesquisa científica, onde o Google Scholar deve ser destacado, ordenam os resultados de acordo com o número de citações.
Portanto, as citações são um dos elementos formais mais recorrentes para tentar discernir o impacto de um trabalho e, juntamente com a produção científica, permitem estudar a geração de conhecimento por autores, periódicos, instituições e etc. Vamos pensar que os bancos de dados usados para estudar e avaliar a ciência (Web of Science, Scopus, Dimensions …) são bancos de dados bibliográficos que não possuem documentos em texto completo, mas registram seus principais elementos descritivos (título, autores , temática, etc.) e incluem como valor essencial o esvaziamento das referências dos trabalhos com os quais produzem seus indicadores de impacto, repercussão e similaridade.
Além disso, diante dos novos elementos que emergem para analisar a qualidade do trabalho (altmetrica, redes sociais, visualizações, downloads, etc.), o registro de citações se mostra especialmente sólido, pois envolve, em primeiro lugar, a criação de um novo trabalho que é publicado, portanto, parte de uma ação muito mais complexa e rigorosa do que publicar um tweet, o que implica maior significado e complexidade a serem manipulados. Portanto, a citação é o indicador de referência para avaliar a qualidade de artigos e revistas científicas. Enquanto outros leem o futuro em borra de café, a Bibliometrics lê o futuro em termos de artigo, na análise de sua bibliografia.