Tradução: Mirelle S. Freitas
Quando elaboramos um texto científico é essencial contar com um título impactante e sugestivo. Isto quer dizer que nosso título deve ser atrativo, direto e original.
Devemos ser criativos e pensar sobre tudo em quem irá lê-lo e não apenas em o que queremos contar. Vamos comunicar e para tanto, temos que nos colocar no lugar do receptor. Pensar em futuros leitores que dentre a enorme quantidade de artigos que podem encontrar na rede, o nosso será o que vai despertar a curiosidade e fazê-los decidir por lê-lo. Ademais, temos que chamar a atenção do editor, a quem chegam numerosos trabalhos tão interessantes quanto o nosso e não podemos perder a oportunidade de despertar a curiosidade dele também.
Os especialistas insistem que os títulos devem tem um tamanho determinado. Apresentar mais informação que a necessária não garante que nosso artigo seja mais interessante.
É muito importante eleger as palavras-chave que representem a área de conhecimento com a qual queremos que nos identifiquem. O estilo científico deve cuidar de todos os detalhes, demostrando rigor e domínio da temática.
Assim, mostrar com o título nossa contribuição inovadora no âmbito de estudo que nos diferencia do que podem encontrar em outro trabalho é fundamental.
Alguns exemplos de bons títulos seriam estes:
- Comunicar em 140 caracteres. Como os comunicadores na Espanha usam o Twitter
- A imagem transformadora. O poder de mudança social de uma fotografia: a morte de Aylan
- Modelos de integração didática das TIC em aula
Para assegurar que nosso título é o adequado podemos seguir alguns conselhos:
- Não usar negações
- Não usar perguntas
- Não expor o tipo de análise estatística
- Não incluir termos pouco conhecidos pela comunidade científica
Antes de enviar seu artigo para a revista selecionada, pare para pensar se o título responde a estas características. O título diz tudo ou pode não dizer nada.