Tradução: Lilian Rocha-Ribeiro
O trabalho em equipe é fundamental para alcançar os padrões de qualidade de uma investigação cientÃfica. O mesmo ocorre na redação dos artigos nos quais daremos a conhecer nossos resultados de investigação ou estudo. Precisamos contar com a colaboração de um par, um igual, um investigador com inquietudes e experiencia parecida na publicação de artigos cientÃficos que, além disso, possa considerar-se amigo, quer dizer, um colega que irá nos ajudar a melhorar nosso trabalho.
Contar com pares amigos significa poder compartilhar com nossos iguais um trabalho na elaboração para ser analisado de uma maneira crÃtica e construtiva. Esta tarefa conjunta requer um compromisso por ambas as partes:
– O autor deposita sua confiança no colega ou colegas que podem ajudá-lo a encontrar pontos fracos ou erros na abordagem do trabalho.
– O par amigo irá analisar de forma meticulosa o trabalho, pondo-se no lugar de um revisor ou editor, também de um leitor especialista na temática, que contribua com melhoras substantivas.
Espera-se, portanto, do par amigo, uma contribuição extraordinária à melhora do trabajo que vai revisar, não só destacando aqueles aspectos que requeiram uma melhoria, senão oferecendo ideias chave, recursos, novos enfoques ou modelos de tratamento da informação que, dentro de limites reais em relação ao tempo e esforço que o autor deve dedicar, sejam assumÃveis e compreensÃveis…
Pôr nas mãos de um par amigo nosso manuscrito supõe adiantarmos à revisão dos avaliadores da revista a qual vamos enviá-lo. Vamos receber uma primeira revisão com as melhorias já determinadas que, sem dúvida, contribuirá a superar uma primeira fase da avaliação por pares cegos.
A revisão do par amigo pode ajudar-nos a descobrir erros formais do trabalho, erros metodológicos, falta de clareza na redação cientÃfica, lacunas nas fonte de informação referenciadas, erratas nas referências dos trabalhos consultados, e incluso pode dar-nos informação importante para melhorar a primeira impressão da equipe editorial quanto ao impacto e qualidade que dever ter tanto o tÃtulo escolhido para o trabalho, como a redação do abstract e das conclusões.
Por isso é aconselhável, quando vamos pedir ajuda a nosso colega amigo, enviar o manuscrito e incluir uma rubrica ou check-list, que recolha o feedback da informação que necessitamos para melhorar sua qualidade.
A Escola de Autores de “Comunicarâ€, ao longo destes meses de caminhada, já publicou uma série de pautas para que os autores cumpram com um protocolo de atuação que garanta a publicação de seu trabalho, no qual é necessário incluir o envio do mesmo a um par amigo para completar sua revisão:
Fundamentar o marco teórico e dirigir a investigação |
O aceso à informação cientÃfica. A bússola dos navegantes Ler: A primeira tarefa Quatro chaves para um bom estado da questão |
Escrever o artigo | Um bom tÃtulo diz tudo Escrita cientÃfica: precisão, clareza e concisão Qualidade das referências |
Selecionar a revista para a qual vamos enviar o trabalho. | Temática, alcance, abordagem, focus, aims and scope. O coração de uma revista Selecionando revistas para publicar… |
Seguir minuciosamente as normas para autores da revista escolhida | Normas, normas, normas As normas APA e o sistema de referências com DOI |
Revisão do artigo | Protocolos de envio: checklist A verificação prévia Pares amigos |