Autor: Ángel Hernando | diciembre 12 2022 Tradução: Vanessa Matos https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-183 Muitas vezes, equivocadamente em nossa opinião, o esforço e o tempo necessários não são dedicados à seleção das revistas onde pretendemos publicar os nossos trabalhos (isso ocorre especialmente com autores mais recentes ou mesmo com os mais seniores que desconhecem os processos de publicação em revistas […]

Autor: Ángel Hernando | diciembre 12 2022

Tradução: Vanessa Matos

https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-183

Muitas vezes, equivocadamente em nossa opinião, o esforço e o tempo necessários não são dedicados à seleção das revistas onde pretendemos publicar os nossos trabalhos (isso ocorre especialmente com autores mais recentes ou mesmo com os mais seniores que desconhecem os processos de publicação em revistas científicas indexadas).  Esta questão é deixada para a última hora, depois de ter dedicado meses ou anos ao trabalho de investigação, sendo resolvida sem avaliar os prós e os contras das diferentes opções.

Já falamos neste blog, em diversas ocasiões, sobre a importância de selecionar adequadamente os periódicos nos quais queremos publicar os resultados de nossas pesquisas (Algumas dicas para selecionar o periódico para o qual enviar um artigo(Algunas pistas para seleccionar la revista a la que enviar nuestro artículo http://bitly.ws/xBHr Seleccionando revistas para publicar… http://bitly.ws/xBHK )

Nesta ocasião vamos nos concentrar em listar e resumir algumas dicas para selecionar revistas:

1. Como comentamos em outro post, nunca selecione periódicos fraudulentos ou predatórios https://bit.ly/3cX58yt

2. É importante sermos proativo em nossa seleção (ter uma lista de possíveis periódicos para publicar, elaborada com base em nossa linha de pesquisa), pois essa proatividade nos permitirá planejar as publicações desde o início da pesquisa.

3. Consulte a cobertura temática da revista (como destacamos em outro post, o tema deve ser o primeiro critério a se ter em conta para a seleção), bem como o tipo de contribuições que o periódico costuma publicar. Fique atento também às chamadas de artigos que o periódico publica (a revista nos informará se estivermos cadastrados em seu sistema de alerta).

4. É necessário conhecer os regulamentos, características e requisitos das revistas nas quais queremos publicar.

5. Verifique os artigos publicados pela revista e, se for o caso, cite-os, pois tentaremos publicar nossos trabalhos nas revistas que citamos porque, a priori, são as que melhor se adaptarão à nossa linha de pesquisa. Da mesma forma, esta verificação permite-nos conhecer as características (tema, objeto de estudo, metodologia, etc.) do que é publicado e garante que não se percam trabalhos relevantes sobre o tema da nossa investigação, publicados anteriormente naquela revista.

6. Tenha em mente onde a revista está indexada e seu fator de impacto. Paralelamente a este aspecto, seja realista e considere a qualidade da investigação ao almejar um quartil/percentil superior ou inferior.

7. Relativamente ao ponto anterior, verifique o quartil em que se encontra a revista e, principalmente, se se encontra no quarto quartil. Verifique ainda se o periódico existe, o corte mensal oferecido pelas bases de dados, aumento ou diminuição de fator de impacto.

8. Verifique a frequência de publicação da revista e a quantidade de manuscritos que publica por ano. Se necessitarmos urgentemente publicar (por múltiplos motivos, seja pela necessidade de progredir na carreira acadêmica, por exigência do patrocinador da investigação ou pela validade dos dados analisados) teremos que primeiro escolher periódicos que possuem processos de edição rápidos e, para isso, é necessário verificar se os prazos estão publicados em seu site (onde aparece a duração dos períodos de aceitação/rejeição e, obviamente, é preciso verificar as taxas de rejeição e aceitação de artigos enviados para a revista.

Entradas recientes