Autora: Patricia de-Casas-Moreno / febrero 21 2022 / Tradução: Vanessa Matos https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-173 Em qualquer processo de pesquisa, é importante atender a uma série de passos fundamentais para lançar as bases na formulação do problema ou tema de pesquisa. Nesse sentido, este post tentará compartilhar recomendações a fim de gerar conhecimento e compreensão por meio de diferentes […]

Autora: Patricia de-Casas-Moreno / febrero 21 2022 / Tradução: Vanessa Matos

https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-173

Em qualquer processo de pesquisa, é importante atender a uma série de passos fundamentais para lançar as bases na formulação do problema ou tema de pesquisa. Nesse sentido, este post tentará compartilhar recomendações a fim de gerar conhecimento e compreensão por meio de diferentes abordagens e metodologias.

Para começar, é necessário fazer uma diferenciação entre diferentes conceitos: o estado da arte, que visa a formulação e justificativa específica de um problema de pesquisa; os estados de conhecimento, voltados para um público mais amplo relacionado ao campo educacional; os estados da investigação, destinada a pesquisadores especializados em determinado assunto; e o referencial teórico, encarregado de explicar com clareza a teoria e a forma como ela é aplicada ao nosso problema de pesquisa.

A preparação deste tipo de seção deve atender a uma série de pontos:

• Busca, seleção, organização e disponibilização de fontes de informação.

• A leitura e a escrita são as principais ferramentas para gerar um produto científico de qualidade.

• Refletir sobre os campos de investigação diretamente relacionados ao tema de pesquisa.

• Realizar um levantamento descritivo, sinóptico e analítico.

• Obter dados relevantes sobre abordagens teóricas, bem como descrever o estado de desenvolvimento de um tema específico.

• Contribuir para a construção de uma linguagem comum para estudiosos e interessados ​​no tema de estudo.

• Debater e gerar novas interpretações críticas.

• Identificar limitações ou necessidades relacionadas à produção documental.

Figura 1: Principais perguntas
Fonte: Londoño-Palacio, Maldonado-Granados: Calderon-Villafáñez, 2016)

Para realizar todo esse processo, bibliotecas, arquivos de jornais, bases de dados com indexação de qualidade e a Internet tornaram-se os cenários mais populares de busca de informações. Os critérios de consulta e/ou pesquisa são baseados em palavras-chave e tópicos.

Entradas recientes