Autor: Rafael Repiso  Tradução: Vanessa Matos https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-158 É comum um assunto estar presente em várias revistas e, quando isso acontece, assumimos que há afinidade entre elas. As afinidades entre os periódicos se diluem quando o assunto comum é muito amplo e, por outro lado, quando o escopo é altamente especializado, aumenta (pois as possibilidades de […]

Autor: Rafael Repiso  Tradução: Vanessa Matos

https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-158

É comum um assunto estar presente em várias revistas e, quando isso acontece, assumimos que há afinidade entre elas. As afinidades entre os periódicos se diluem quando o assunto comum é muito amplo e, por outro lado, quando o escopo é altamente especializado, aumenta (pois as possibilidades de outros periódicos semelhantes são reduzidas). Isso quer dizer que, qualquer revista de Educação, por mais especializada que seja, está relacionada a uma revista genérica da área, mas duas revistas que se aprofundem na publicação de trabalhos sobre um determinado tema, Educação e Comunicação, por exemplo, elas terão grande semelhança entre eles (inversa ao tamanho relativo do campo).

Além disso, quando dois ou mais periódicos compartilham um mesmo tema, podem também compartilhar outros elementos, como autores, revisores e até membros do comitê editorial. É por isso que um pesquisador de uma área específica deve saber em quais periódicos pode encontrar trabalhos de seu interesse e ao mesmo tempo enviar manuscritos. Em caso de rejeição, o normal será reenviar a obra para publicação periódica relacionada à primeira.

Como já foi dito, a afinidade usual entre os periódicos faz com que as publicações sejam sensíveis à publicação dos mesmos assuntos / temas. Essa afinidade entre os periódicos os faz competir em uma gama reduzida de aspectos, como atração dos melhores artigos e pesquisadores (autores e revisores) ou posicionamento em bases de dados, mas convergem para o objetivo principal, que é o crescimento do conhecimento em uma área e atenção a uma comunidade específica. Portanto, a colaboração costuma ser a tônica principal entre os periódicos da área, principalmente porque um grande número de membros está presente em ambos, e também o impacto científico depende muito do reconhecimento em seus periódicos relacionados.

Uma forma complexa de identificar afinidades entre periódicos, mas fácil graças a produtos como o Journal Citation Reports da Web of Science, é a análise da troca de citações entre periódicos. Os periódicos de uma área temática são citados entre si, uma vez que os trabalhos são construídos sobre o conhecimento publicado e, por serem de uma área comum, a tendência usual é que os trabalhos publicados por periódicos relacionados sejam citados em uma troca regular de citações. No caso da Comunicar, vemos sua semelhança com revistas como Computer Education, Computer Human Behavior e El Profesional de la Información. Os elementos geográficos são também um elemento de afinidade, El Profesional de la Información e Comunicar são as duas únicas revistas espanholas de Comunicação indexadas no JCR. Portanto, embora não coincidam na especificidade dos seus temas, partilham uma boa parte da comunidade.

O pesquisador que conhece os periódicos de sua área e as afinidades entre eles é aquele que possui uma visão estrutural da área e esse conhecimento oferece benefícios importantes, tanto como leitor quanto como autor de artigos científicos.

Entradas recientes