Autor: Patricia de-Casas-Moreno Tradução: Vanessa Matos
https://doi.org/10.3916/escuela-de-autores-152
Qualquer pessoa que se dedique à pesquisa e à Academia deve distinguir suas atividades de pesquisa das de outros pares com nomes semelhantes. A visibilidade neste contexto é muito importante através de workflows, perfis de estudos, apresentações de trabalhos, publicação de artigos, entre outros. Nesse sentido, é importante que destaquemos o ORCID, um sistema aberto, sem fins lucrativos e comunitário, que oferece um cadastro único para pesquisadores por meio da internet.
A plataforma abre a possibilidade de conectar vários acadêmicos por meio de fluxos de trabalho importantes, graças à manutenção de perfis. O ORCID tem duas funções básicas: por um lado, permite o registo para obter um identificador para o utilizador que o necessita e, assim, gerir o registo das suas atividades e, por outro lado, a interface permite a comunicação e autenticação do sistema.
O código gerado por esta ferramenta está disponível mediante licença open source, oferecendo um arquivo de dados públicos (licença CC0) para ser baixado gratuitamente anualmente.
Os registros contêm informações como nome, e-mail, organização e atividades de pesquisa. As vantagens desse identificador são inúmeras. Destacam-se:
• Assegurar aos pesquisadores a associação de seus trabalhos com sua autoria.
• Reduzir o tempo na identificação e publicação de seus trabalhos.
• Permitir que a instituição, agências de fomento e editoras acompanhem sua produção científica e acadêmica.
• Reutilização e integração de seus dados na geração de currículos, repositórios institucionais, repositórios de citações, etc.
• Conectar pesquisadores com outros pares acadêmicos e perfis.
Para mais informações e cadastro no sistema, acesse: http://orcid.org/