Autor: Patricia de-Casas-Moreno

Qualquer bom artigo pode vir acompanhado de figuras e tabelas para complementar e esclarecer as informações visualmente e graficamente. O uso desses elementos ajuda a melhorar a compreensão do estudo. Nesse sentido, assim como as fontes e os elementos de informação são citados, cada uma das figuras e tabelas que compõem o manuscrito também deve ser citada de acordo com as normas de publicação.

Caso o pesquisador esteja realizando tese de doutorado ou outro tipo de trabalho dessa natureza, é aconselhável desenvolver um índice específico de tabelas e figuras caso utilize muitos desses recursos. Da mesma forma, recomenda-se que sejam incluídos no texto apenas se proporcionarem valor excepcional para a pesquisa. Sem dúvida, em ambos os casos, o objetivo ou finalidade é ajudar a compreender as informações.

O regulamento da American Psychological Association, APA 7 (https: // bit.ly/39ihAXC) detalha como compor e posicionar adequadamente os elementos de tabelas e figuras.

O princípio mais importante na elaboração de uma tabela é transmitir as informações da maneira mais simples e compreensível para o leitor. O ideal é fornecer informações suficientes para que você não precise acessar o texto. As tabelas são compostas pelos seguintes elementos, que devem aparecer de forma prescritiva (Figura 1):

• Número da tabela: deve aparecer acima do título e em negrito, e ser numerado e ordenado sequencialmente (Tabela 1, Tabela 2, etc.).

• Título: deve ser breve e descritivo, em linha com espaço duplo, colocado abaixo do número da tabela, em maiúsculas e itálico.

• Títulos: depende da natureza da investigação, uma série de dados podem ser incluídos no título (variáveis, dimensões, informação estatística, etc.).

• Corpo: inclui todas as linhas e colunas de uma tabela, incluindo o cabeçalho.

• Nota: existem três tipos de notas (geral, específica e probabilidade). Estes devem aparecer abaixo da tabela para descrever seu conteúdo e as referências do autor.

figura 1

Elementos de uma tabela

Fonte:  Apa Style, 2020, Table Setuphttps://bit.ly/2U6OmX8

Figuras 

Assim como a tabela, a figura deve fornecer informações suficientes para facilitar a compreensão do leitor. Por esse motivo, todas as figuras que podem ser integradas ao manuscrito devem ser selecionadas de maneira adequada. Os elementos que constituem uma figura são (Figura 2):

• Número: deve aparecer acima do título e em negrito. Da mesma forma que as tabelas, deve ser ordenado sequencialmente (Figura 1, Figura 2, etc.).

• Título: breve e descritivo, em linha com espaço duplo após o número.

• Imagem: gráfico, ilustração, fotografia, desenho, etc.

• Legenda: deve ser colocada dentro dos limites da figura e explicar adequadamente qualquer um dos símbolos utilizados.

• Nota: existem três tipos de notas (geral, específica e probabilidade). Eles devem aparecer abaixo da figura para descrever o conteúdo, a legenda e até mesmo os direitos autorais.

Figura 2

Elementos de uma figura

Fonte: Tomado de Apa Style, 2020, Figure Setuphttps://bit.ly/302fIBi

Para mais informações, podem acessar o site da American Psychological Association: https://bit.ly/2U6OmX8 /https://bit.ly/302fIBi

Tradução: Lilian Ribeiro

Entradas recientes