Autor: Luis M Romero-Rodríguez  – Tradução: Lilian Ribeiro

materiales-y-metodos

Metodologia talvez seja o tópico mais importante para avaliar a qualidade geral de qualquer produto de divulgação de pesquisa, uma vez que explica aos leitores quais procedimentos, abordagens, desenhos e tratamento realizamos na pesquisa, o que permitirá replicar os estudos. , entender a linearidade entre a abordagem dos objetivos e os resultados obtidos, determinar sua adequação e relevância e evidenciar qualquer viés na maneira como o estudo foi elaborado e realizado.

Obviamente, a maneira como esta seção é escrita geralmente muda, dependendo, por um lado, da disciplina científica, mas por outro – e em grande parte – dos padrões de publicação (consulte as normas da Revista Comunicar). Existem até maneiras diferentes de escrever este tópico, se for uma investigação empírica ou um estudo de natureza mais analítica (estados da arte, teoria fundamentada, etc.). Entretanto, a maneira como a pesquisa foi realizada deve ser sempre clara e ordenada no texto, pois é o que nos permitirá entender em primeira mão o design, escopo, técnicas de coleta de dados, estratégias de amostragem e amostragem, intervalos de estudo, dentre outros aspectos que contribuem para dar valor objetivo e confiabilidade aos resultados obtidos.

Nesta linha, a escolha da metodologia dependerá, em primeiro lugar, dos objetivos da pesquisa e das hipóteses (se houver), uma vez que estas determinarão inicialmente:

  • O tipo de pesquisa: documental, de campo, semi-experimental ou experimental.
  • O desenho da pesquisa: quantitativo, qualitativo ou misto.
  • O escopo da pesquisa: exploratório, descritivo, correlacional, explicativo ou preditivo.

Da mesma forma, a seção metodológica explica as técnicas executadas, sempre justificando-as de acordo com os objetivos e citando estudos anteriores que determinaram sua validade científica. Nesse sentido, é comum nas ciências sociais  que as técnicas sejam organizadas de acordo com os objetivos, embora algumas disciplinas usualmente as declarem em ordem de importância.

Uma das maneiras mais comuns de expor as subseções deste tópico é a seguinte:

  • Aspectos gerais da pesquisa: tipo, desenho e escopo. As datas ou intervalos para a realização do estudo também são geralmente identificados.
  • Amostra: sujeitos participantes do estudo ou elementos que compõem a amostra (documentos, espaços, etc.) e critérios de inclusão / exclusão. Estratégias e técnicas de amostragem (probabilística ou não probabilística). Validade estatística e precisão da amostra (confiança, margem de erro, etc.).
  • Instrumentos: Explicação dos instrumentos utilizados para coleta de dados, variáveis, dimensões, indicadores, design, construção, validade e confiabilidade; bem como a justificativa de sua adequação para a consecução dos objetivos estabelecidos. Também deve ser declarado neste momento como o procedimento de coleta de dados foi realizado.
  • Sistema de processamento de dados: Preparação do banco de dados, software usado para coleta de dados (por exemplo, Survey Monkey, Google Forms …), sistemas usados ​​para processamento de dados (por exemplo, SPSS, R, AtlasTi, MaxQDA …) . É solicitado aos autores que tornem o banco de dados (e até códigos) aberto para leitores e / ou revisores em um repositório como o StackOverFlow ou o OpenICPSR.
  • Aspectos éticos: algumas publicações exigem que os pesquisadores declarem conformidade com os padrões éticos de pesquisa nesta seção (por exemplo: comitê de ética, consentimento informado, processamento de informações, entre outros detalhes que permitem identificar os cuidados com os quais tratou a amostra).

Como a seção “metodologia” é o intermediário explicativo e justificativo dos processos que ocorrem entre a definição dos objetivos e os resultados obtidos, sob nenhuma circunstância podem ser expostos resultados que não foram evidenciados pelas técnicas declaradas. Nesse sentido, os leitores e revisores são muito gratos por os resultados serem apresentados na ordem em que os objetivos e métodos foram explicados, para que possam seguir uma sequência ordenada.

Entradas recientes