Autor – Julieti-Sussi Oliveira
– Tradução:Em muitas ocasiões, durante os encontros de formação em pesquisa que estamos realizando, nos surpreendemos ao conhecer que alguns dos alunos, professores universitários, que incluso havendo lido há alguns anos suas teses doutorais, não publicaram nenhum artigo sobre a pesquisa que realizam na mesma. Ainda que esse tema em outros contextos não é algo comum em nosso entorno ocorre com muita frequência, por esse motivo, foi necessário regularizar a necessidade de publicar um ou mais artigos para poder ler a tese doutoral e conseguir o grau de doutor (mudando alguns dos requisitos, que seja uma pesquisa inédita, da qual não se publicou nada que se considerou anteriormente).
Quando realizamos uma pesquisa e não publicamos nada sobre ela estamos cometendo diversos erros contra nós mesmos, nossa universidade e a comunidade cientÃfica em geral.
É de conhecimento comum que o progresso acadêmico de um pesquisador está ligado diretamente com o número de artigos que publica e a qualidade cientÃfica dos mesmos. Se o que você procura é avançar na sua carreira acadêmica e universitária, deverá publicar em revistas cientÃficas de qualidade e alto impacto (principalmente naquelas que encontram-se indexadas nas bases de dados mais importantes: WOS -con JCR e ESCI- e SCOPUS)para que as agências de avaliação do seu paÃs lhe credenciem nas diferentes categorias universitárias.
Não somente você pode ter benefÃcios com a publicação (ou prejudicar-se com a não publicação) dos artigos grande parte dos fundos que garantem o orçamento das universidades são concedidos pelas diferentes instâncias administrativas e de pesquisa, tendo como base o número e a qualidade de artigos que os seus professores pesquisadores publicam em revistas de impacto, de esse modo, se você quer colaborar com a entidade para que trabalha procura publicar as suas investigações em revistas indexadas.
Uma pesquisa que não chega a ser publicada, nega a comunidade cientÃfica a contribuição e os avanços que poderia significar. Se você foi beneficiário de uma ajuda financeira para um projeto de pesquisa possivelmente seja, entre outros motivos, porque está fundamentado na construção de um estado da questão gerado a partir de uma boa revisão bibliográfica. A elaboração de esse marco teórico foi possÃvel devido a que anteriormente outros investigadores da mesma área, cumpriram com o seu dever de compartir e fazer públicos os resultados das suas pesquisas, assim que é justo que agora você faça o mesmo e “devolva†parte do que recebeu de modo que as contribuições colaborem com a construção da ciência em geral, e particularmente aos futuros pesquisadores da sua área.
Em esse sentido, também as suas publicações podem servir para melhorar a posição da sua universidade nos rankings internacionais que as comparam, já que a maioria considera como um indicador muito importante, as publicações dos professores de uma universidade (em quantidade e em qualidade) nas revistas de cientÃficas de impacto.
Finalmente, por todas as razões destacadas, é preciso que os professores publiquem os resultados de suas pesquisas em revistas de alto impacto. O simples fato de publicar não traz, em nossa opinião, nenhuma desvantagem ao contrário, somente traduz-se em vantagens, para o pesquisador, o centro de ensino e a comunidade cientÃfica da que forma parte.