Autor: Ignacio Aguaded – Tradução: Julieti-Sussi Oliveira
CiteScore é uma métrica nova de Scopus que mede a relação de citações por artigos dentro da base de dados deste importante indexador mundial que contêm 25.300 revistas de todas as especialidades. Oferece, portanto, informação chave aos autores para poder comparar e avaliar revistas cientÃficas em função do seu fator de impacto, denominado aqui CiteScore, que baseia-se na divisão do número de citações recebidas entre o número de artigos publicados. CiteScore calcula as referências de todos os documentos de um ano especÃfico em todos os documentos publicados em anos anteriores. Esse número divide-se pelo número de documentos indexados em Scopus (www.scopus.com/sources) publicados nesse mesmo ano. É um Ãndice de referências muito transparente porque oferece links tantos aos artigos publicados como as citações recebidas.
CiteScore (https://bit.ly/2JV1tqu), juntamente com Scimago Journal Rank (https://bit.ly/2LCHZVA), são os dois Ãndices de medida de referências da base de dados Scopus, utilizando parâmetros diferenciados que geram Ãndices diferentes: SJR (Scimago) y CiteScore (Scopus diretamente).
Este portal oferece também a vantagem de atualizar mensalmente a informação da revista através de CiteScore Tracker com o que podemos ver a tendência (positiva ou negativa) dessa publicação para seu posterior Ãndice anual.
CiteScore oferece ademais a informação em percentis, superando os clássicos quartis (Q1 , Q2…) que geram uma informação muito básica e com essa discriminação. Os percentis facilitam conhecer a porcentagem exata onde posiciona-se a publicação dentro da sua especialidade, assim o percentil 99 indica que a revista está no 1% melhor da base.
Finalmente também oferece o CiteScore Rank que permite visibilizar de modo mais fácil a revista classificada em posição frente as outras de sua especialidade.
Blog de CiteScore: https://bit.ly/2MzdoIb
Webinar de CiteStore: https://bit.ly/2KoSejl
CiteScore FAQs: https://bit.ly/2ICPnO1