Tradução: Mirelle S. Freitas
O processo de globalização chegou à esfera acadêmica de diversas maneiras, entre elas estão o acesso aberto, a concorrência de múltiplos idiomas, as redes sociais cientÃficas , e, consequentemente, as revistas consorciadas.
As revistas consorciadas emergem a partir da necessidade de agrupar aquelas pertencentes a áreas temáticas de estudo afins com a finalidade de habilitar novos espaços de publicação para autores, outorgar maior visibilidade internacional e aumentar a transparência dos processos editoriais. Afinal, se busca constituir redes especializadas de publicações periódicas, independentemente de provirem de universidades, órgãos governamentais ou associações cientÃficas que estejam interessadas em maximizar sua difusão.
O consórcio de revistas se fundamenta principalmente em três aspectos:
- Intercâmbio de revisores: Sabendo que as áreas de conhecimento se mantem em constante diversificação, ter publicações associadas facilita o contato com perfis de especialistas em diferentes temáticas.
- Notificação da publicação de novo número: Mediante uma comunicação constante entre os editores das revistas consorciadas se apresentam versões em preprint (colocar link do post da comunicarautores), próximas convocatórias e novos números.
- Promoção da revista no sitio da web: Se Inclui o vÃnculo e logotipo na página principal do sitio da web da revista consorciada.
Por sua vez, a revista cientÃfica Comunicar, pioneira nesta iniciativa, contem certas polÃticas para um potencial consorcio. Entre elas destaca-se que o acordo se formaliza com revistas de acesso aberto que contenham pelo menos versão eletrônica (versão fÃsica é optativa) e que se encontrem indexadas em no mÃnimo uma vintena de bases de dados incluindo plataformas de avaliação de revistas, hemerotecas seletivas, buscadores de literatura cientÃfica e catálogos de bibliotecas internacionais. Atualmente, conta com o consórcio de revistas como Mediterránea de Comunicación, Fonseca. Journal of Communication, RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, Diálogos de la Comunicación, Alteridad. Revista de Educación, entre outras.
Definitivamente, reconhecendo que a Scopus contem 293 revistas de comunicação. O feito de lograr um consórcio entre os 10% não só significará um progresso para a ciência e um avanço para elas mesmas, mas também para os milhares de autores que buscam a oportunidade de divulgar suas investigações.