Durante os próximos cinco anos, estudantes de pós-graduação e professores da Universidade de Brasília (UnB) terão novas possibilidades de trocas acadêmicas com os pesquisadores do Grupo Espanhol Comunicar, e maior acesso à RevistaComunicar publicada por esse grupo.
O Grupo Comunicar é uma associação de acadêmicos, professores e jornalistas da comunidade autônoma da Andaluzia (Espanha). E, há 28 anos, promove reuniões, conferências, capacitações, seminários e publicações, especialmente, nas áreas de comunicação e educação.
Entre as ações do grupo destaca-se a Revista Comunicar, publicação cientifica internacional, bilíngue (espanhol e inglês), que passa a incorporar resumos em português e muda sua periodicidade de semestral para trimestral. A Comunicar é classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como Qualis A, o mais alto conceito, quando se trata de periódicos científicos no Brasil. A Revista usa as regras de publicação da American Psychological Association (APA), o que facilita sua indexação em bases de dados internacionais, a exemplo do Journal Citation Reports:JCR, Scopus, RECyT e mais de 270 bases de dados internacionais, catálogos e diretórios em todo o mundo.
A assinatura do convênio viabilizou a criação de um Conselho da Coedição internacional da Revista Comunicar, no Brasil. Os membros são nomeados pelo reitor da UnB, com o aval do grupo Comunicar, para um período de trabalho de um ano. Participam da coedição brasileira, o coeditor internacional, seis revisores científicos, um conselho de tradução, uma equipe de divulgação e um coordenador de redes sociais científicas. A responsabilidade pela coedição internacional em português ficou com a Dra. Vânia Quintão Carneiro, da Faculdade de Educação da UnB. Já, o professor da Universidade de Huelva (Espanha) e diretor do Grupo Comunicar, Dr. Ignacio Aguaded, coordenará as atividades acadêmicas previstas no convênio com a UnB.
Assim, ambas as instituições se comprometem a trabalhar para ampliar a divulgação do conhecimento científico e a colaborarem na formação de novos pesquisadores.
Fonte: Blog da Revista Comunicar – Coedição em Português