Blog Oficial del Grupo Comunicar

Convenio Comunicar / Universidade de Brasilia

Durante os próximos cinco anos, estudantes de pós-graduação e professores da Universidade de Brasília (UnB) terão novas possibilidades de trocas acadêmicas com os pesquisadores do Grupo Espanhol Comunicar, e maior acesso à RevistaComunicar publicada por esse grupo.

O Grupo Comunicar é uma associação de acadêmicos, professores e jornalistas da comunidade autônoma da Andaluzia (Espanha). E, há 28 anos, promove reuniões, conferências, capacitações, seminários e publicações, especialmente, nas áreas de comunicação e educação.

Entre as ações do grupo destaca-se a Revista Comunicar, publicação cientifica internacional, bilíngue (espanhol e inglês), que passa a incorporar resumos em português e muda sua periodicidade de semestral para trimestral. A Comunicar é classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como Qualis A, o mais alto conceito, quando se trata de periódicos científicos no Brasil. A Revista usa as regras de publicação da American Psychological Association (APA), o que facilita sua indexação em bases de dados internacionais, a exemplo do Journal Citation Reports:JCR, Scopus, RECyT e mais de 270 bases de dados internacionais, catálogos e diretórios em todo o mundo.

A assinatura do convênio viabilizou a criação de um Conselho da Coedição internacional da Revista Comunicar, no Brasil. Os membros são nomeados pelo reitor da UnB, com o aval do grupo Comunicar, para um período de trabalho de um ano. Participam da coedição brasileira, o coeditor internacional, seis revisores científicos, um conselho de tradução, uma equipe de divulgação e um coordenador de redes sociais científicas. A responsabilidade pela coedição internacional em português ficou com a Dra. Vânia Quintão Carneiro, da Faculdade de Educação da UnB.  Já, o professor da Universidade de Huelva (Espanha) e diretor do Grupo Comunicar, Dr. Ignacio Aguaded, coordenará as atividades acadêmicas previstas no convênio com a UnB.

Assim, ambas as instituições se comprometem a trabalhar para ampliar a divulgação do conhecimento científico e a colaborarem na formação de novos pesquisadores.

Fonte: Blog da Revista Comunicar – Coedição em Português

Otras entradas

Cómo detectar y combatir la desinformación

Desde el Centro de Información Europea – Europe Direct de la Diputación de Huelva queremos hacer difusión de esta guía de recursos para docentes: “Cómo detectar y combatir la desinformación”, disponible en todas las lenguas de la Unión Europe. Esta guía contiene ejemplos reales y ejercicios para hacer en grupo y permitirá que los estudiantes desarrollen habilidades para navegar de

Los alumnos recibirán clases desde Primaria para reconocer las ‘fake news’ y eludir los peligros de las redes sociales

El Gobierno está preparando un Plan de Alfabetización Mediática para que todos los alumnos, desde Primaria (de seis a 12 años) hasta la educación superior (FP y Universidad), reciban formación en los centros educativos que les permita aprender a reconocer las fake news y los bulos y eludir los peligros de internet y las redes sociales. La idea es que no haya una asignatura específica, sino que estos

Nuevo el ciclo de webinars de Alfamed

Dra. Heleny Méndiz Rojas. Universidad Católica del Norte (Chile): “ALFABETIZACIÓN MEDIÁTICA Y EDUCACIÓN PARA LA SALUD”16 de mayo de 2024. 18h (España). El link de enlace para la sesión es https://bit.ly/3JPS0On. Invitad a los socios/as del Grupo, a compañeros y alumnos. Es de acceso libre. 

Blog Oficial del Grupo Comunicar