Artículo de la profesora Silvia María Aparecida Vitorino, de la Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Tecnologias, Educação e Comunicação, publicada en Aularia.
Para ver el artículo completo, aquí.
Este trabalho é resultado de um projeto de pesquisa contínuo e em aperfeiçoamento, que busca analisar como a gestão educacional pode ser influenciada de forma positiva pela TIC – (Tecnologias da Informação e Comunicação). Softwares e aplicativos tecnológicos são ferramentas cabais que auxiliam de forma incremental no planejamento escolar, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para a produção do conhecimento. Trata-se de um estudo aplicado, de natureza exploratória, cuja base metodológica é a revisão bibliográfica, focalizando abordagens, conceitos e ideias de autores relevantes da área, é de natureza qualitativa. Para potencializar esse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, onde abordou o conceito de gestão e de gestão educacional, bem como o conceito de TIC. A pesquisa parcial constatou que a utilização de TIC através de softwares e aplicativos como Sophia, SisAlu e Sistema de Gestão Escolar Online, influenciam de forma significativa no processo de gestão escolar, no processo de ensino-aprendizagem e consequentemente na construção do conhecimento, formando um rizoma informacional.
Dentre os recursos mais utilizados no momento estão os softwares e aplicativos que trazem uma gama completa de informações, além de ferramentas pedagógicas e de gestão. As tecnologias relacionadas à gestão estão atentas ao planejamento escolar e a formas de mensurar a qualidade dos serviços. Já as tecnologias voltadas para a sala de aula estão cada vez mais alinhadas ao desempenho dos alunos e da escola. Além de disponibilizar ferramentas capazes de desenvolver o processo de gestão de forma eficiente e criativa.